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Organize seu Planejamento Empresarial para 2019 27 dezembro, 2018

Organize seu Planejamento Empresarial para 2019

Está chegando o fim do ano e também a hora de fazer o planejamento da sua empresa para 2019. Então reunimos neste texto algumas dicas para ajudar no seu planejamento estratégico do próximo ano.

Insira metas e métricas no planejamento empresarial

Não é possível fazer planejamento sem metas. Da mesma forma que elas são essenciais em todas as áreas da empresa para impulsionar sua produtividade e desenvolvimento, também se fazem presentes neste momento.

Uma dica é traçar primeiro as grandes metas principais, e depois expandir para os itens dentro desta meta. Não esqueça de incluir as métricas que deseja alcançar, ou necessárias para a tarefa.

Faça seu orçamento empresarial

Ter um planejamento financeiro sólido ajuda os gestores a saberem a situação real da empresa, auxiliando nas tomadas de decisão e sendo um guia para o planejamento estratégico. Dessa forma, fica bem mais fácil fazer com que a empresa consiga reparar danos, expandir e se desenvolver.

Ele é útil para diversas situações, como ganhar mais credibilidade em bancos caso sua empresa precise de empréstimos; evitar riscos e prever cenários atípicos; aumentar o engajamento e a produtividade da equipe e, de certa forma, colocar seus pés no chão diante de seus projetos e aspirações.

Alinhe o orçamento com o planejamento

O orçamento empresarial serve como um mapa, dá as direções em relação a investimentos, expansões e crescimento, ou seja, ele mostra para onde sua empresa está indo.
E ele precisa estar estritamente alinhado aos objetivos globais. Não desperdice dinheiro com o que não irá te levar ao seu objetivo final. Tenha isso em mente na hora do seu planejamento.

Não tente prever o futuro

Existem cenários os quais não podemos prever e que estão fora do controle da nossa empresa, não sabemos como estará a economia amanhã ou daqui há seis meses, mas podemos prevenir o negócio de não estar preparado para alguma adversidade.

A partir de uma análise de cenário você pode traçar estratégias para contornar e lidar com essa situação específica. Algumas dicas:

  • Saiba quais são os gastos essenciais para o funcionamento da empresa.
  • Divida-os entre gastos fixos e variáveis.
  • Pense em estratégias para lidar com um grande aumento ou queda de demanda.
  • Trabalhe com os números e não se desespere!

Planeje os tributos com antecedência

Com planejamento é possível adotar estratégias que reduzem legalmente a carga tributária, e com isso sua empresa ganha competitividade no mercado.

Planejar o ano, mês a mês, com todos os tributos devidos e considerando as sazonalidades de cada mercado faz toda a diferença e pode gerar uma economia significativa. Este planejamento também auxilia na projeção de custos, investimentos e lucro da empresa para o ano que vai começar. Dessa forma, ninguém é pego de surpresa.

Neste momento, vale buscar ajuda dentro e fora da empresa. Envolver as diferentes áreas e chamar o seu escritório de contabilidade para construírem juntos o planejamento fará com que ele seja mais preciso, claro e eficiente.

Aposte nas tendências e oportunidades do mercado

Você está se perguntando neste momento o que fará em 2019 para que seu negócio cresça ou pelo menos se mantenha competitivo no mercado?
Antes de pensar no próximo ano, veja quais foram as principais razões para o sucesso das metas alcançadas e quais os aprendizados das metas não atingidas neste ano de 2018.

Veja algumas tendências de mercado que impactarão muitos negócios no próximo ano:

  • Marketing Digital: utilize as mídias sociais, blog, vídeos e o site da sua empresa para gerar conteúdo, engajamento e relacionamento para atrair e conquistar clientes.
  • Marketing de Experiência e Realidade Virtual: agregue valor e ofereça uma experiência de degustação e de consumo impactante e real.
  • Customização: permita que seus clientes customizem os produtos/serviços que estão comprando, as pessoas valorizam quando se sentem únicas e têm as suas necessidades individuais valorizadas e atendidas com exclusividade.
  • Mercados de Nicho: se especializar em um nicho de mercado pode ser um grande diferencial para atuar em um mercado com menor concorrência, então, fique de olho em nichos como moda plus size, idosos, alimentos orgânicos, alérgicos/intolerantes a glúten e a lactose, etc.
  • Negócio e Trabalho com Propósito: tanto seus clientes quanto a maioria das pessoas das gerações de trabalho atual buscam consumir produtos/serviços e trabalhar em empresas que tenham propósito, ou seja, que agreguem valor a vida delas ou a sociedade de alguma forma, algo além do dinheiro.
  • Clientes menos fiéis às marcas: este comportamento pode ser visto como uma oportunidade e ameaça ao mesmo tempo, porém, cabe ao empresário usar estratégias que garantam usar esta tendência como uma oportunidade.
  • Economia Colaborativa e Startups: modelos de negócios que permitam escalabilidade, sustentabilidade, economia de recursos (físicos, financeiros e naturais), praticidade e colaboração são a base dos futuros negócios.

Plano de ação

Depois de compreender o seu estado atual e estabelecer a sua meta, é preciso tirar as suas ideias do papel e criar um Plano de Ação.
Vamos a uma estrutura de plano de ação simplificada e bem prática? Você pode criar uma tabela com os elementos abaixo e suas metas para 2019:

  • Meta: defina especificamente que assunto gostaria de trabalhar, quais os resultados gostaria de chegar, o que você espera para sua empresa, etc.
  • Realidade: reflita sobre a sua situação atual detalhadamente. Dê fatos e evidências, quais atitudes já tomou até o momento em relação a este assunto. O quão perto/longe está da sua meta?
  • Opções: defina o que funcionou no passado sobre este assunto, quais as suas opções neste momento, o que você pode começar a fazer agora para mudar a situação, quais as opções que você pode criar para ter resultados que deseja.
  • O que fazer: nesta etapa, defina as suas ações, as opções que escolheu, os próximos passos que dará até o prazo final para atingir a meta, quais são as resistências que possui, quais hábitos precisam ser substituídos, como fazer para ultrapassar as barreiras, e assim por diante.
  • Revisão: revise cada item que analisou até o momento e faça os ajustes necessários.
  • Plano de Ação: crie um plano de ação detalhado semanalmente, para cada ação de cada meta que definiu – o que fazer, quando fazer, onde fazer, quais os recursos disponíveis, com quem fazer, etc.

Planeje seu ano com os projetos personalizados da Soma

Esse é o momento ideal para investir seus ganhos, e a nossa recomendação é: invista na sua empresa! Confira nossas bancadas didáticas para o ensino e indústria antes de criar seu planejamento estratégico de 2019.

Nossa equipe de engenheiros e projetistas está pronta para desenvolver projetos especiais para a sua empresa, apta a criar produtos totalmente personalizados a sua necessidade, seja em um planejamento para laboratórios ou indústrias.

Trabalhamos na área de treinamento técnico ou especializado, e podemos auxiliar a sua empresa com projetos de novos laboratórios de treinamento, aquisição de equipamentos didáticos, manutenção ou melhorias de produtos já adquiridos, e treinamento de capacitação para professores e técnicos.
Conte com a nossa equipe técnica para te auxiliar nesse novo início de ano!

Conteúdo extra: no site do Sebrae 46 dicas para você se planejar em 2019.

Conteúdo extra: no site do Sebrae 46 dicas para você se planejar em 2019.

Referências

  1. http://guararapes.rede-rnc.com.br/planejamento-2019-voce-ja-fez-o-seu/
  2. http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/planejamento-seu-negocio-esta-pronto-para-2019/112960/
  3. http://www.fragatha.com.br/site/metas-2019-comece-planejar-o-proximo-ano-com-coaching/
  4. https://www.siteware.com.br/projetos/orcamento-empresarial-2019/
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