Subir 
Tecnologia na sala de aula: inimiga ou aliada? 21 abril, 2020

Tecnologia na sala de aula: inimiga ou aliada?

A discussão acerca da eficácia do uso de tecnologia em sala de aula, avaliações processuais e cognitivas e sua substituição em relação aos processos de aprendizagem manual é uma pauta recorrente nos mais diversos âmbitos da educação.

Muito se sabe que, apesar dos avanços tecnológicos, o cérebro humano necessita de atividades, repetições e padrões manuais para concretizar processos de aprendizagem.
Contudo, também é notável o fato de que, desde a mais tenra idade, bebês e crianças com acesso à tecnologia desempenham suas atividades com mais facilidade e agilidade.

Quando trazemos esse conceito para ambientes educacionais de nível médio e técnico, fica ainda mais claro que a “mão na massa” aliada à equipamentos tecnológicos, não só podem como devem fazer parte da rotina dos estudantes.
Ao fazer uso de uma máquina ou utilizar o computador, o aluno passa a ser o agente condutor de sua própria aprendizagem, sendo o papel do professor o de mediador no processo ensino-aprendizagem. 

Outro fator positivo do uso de tecnologias em sala de aula é o fator atenção e retenção de alunos. Em sistemas educacionais de modelo ouvinte, é difícil manter um aluno atento sobre um mesmo tópico.

Por outro lado, o uso de equipamentos dos mais variados tipos, por muitas vezes, nos faz passar horas interagindo atentamente por um longo período de tempo. A tecnologia consegue manter qualquer indivíduo focado. 

A Soma desenvolve bancadas visando otimizar e auxiliar no processo de treinamento, ensino, desenvolvimento e aprendizagem, além de oferecer uma vivência prática da realidade profissional, para pessoas ligadas a centros de formação profissional, escolas técnicas, faculdades e cursos de formação.

Conheça as soluções entregues para instituições e alunos:

  • Otimização no processo de aprendizagem;
  • Experiência prática;
  • Vivência profissional;
  • Melhor fixação do conteúdo;
  • Teste físico de conhecimentos;
  • Desenvolvimento de habilidades;
  • Previsão e conserto rápido de possíveis problemas.

Conheça todas nossas soluções para a indústria e o ensino.